terça-feira, 1 de junho de 2010

Um pouco sobre a história do Circo Teatro Avelós

“Jogando com palhaços”

Em 2008 foi realizada no centro de ensino médio 404 de Santa Maria uma oficina de teatro com o intuito de capacitar jovens para o trabalho teatral e realizar a montagem do espetáculo “O rico avarento” de Ariano Suassuna. O projeto culminou com apresentações no auditório do centro de ensino especial de Santa Maria para estudantes e para a comunidade local e na participação do projeto “teatro na escola” da fundação Athos Bulcão com apresentação no Centro Cultural Banco do Brasil em novembro de 2008..
No ano de 2009 teve inicio ao processo de continuação do projeto com uma oficina sobre o universo circense e do palhaço intitulado “circo-teatro na escola” patrocinado pela Secretaria de cultura do Distrito Federal com apoio do fundo de apoio a arte e cultura- FAC. O projeto foi realizado com êxito e se conclui com a montagem do espetáculo “Jogando com palhaços”, série de esquetes inspiradas no universo do circo teatro brasileiro e nas reprises clássicas de palhaços.
O elenco é formado por estudantes que se dispuseram a aprender técnicas, lidar com suas angustias e medos, ensaiar e por fim apresentar um trabalho cênico onde podem comungar desse processo com o espectador realizando a última etapa da construção de um espetáculo de teatro, o contato com o público.. O espetáculo é apresentado no formato de um jogo, onde os atores representam situações repletas de lirismo e graça, num tom jovem e descontraído se apoderam da tradição e a remontam dando novos significados e combinações.
Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário